Quinta-feira, 31 de julho de 2014



Política
22/02/2013
Alterar Tamanho da Fonte 
Campos Novos na rota dos atentados

Campos Novos - Depois do incêndio a um ônibus do transporte de trabalhadores rurais, na madrugada de sábado (16), no bairro Jardim Bela Vista (divisa com o bairro Aparecida), Policiais Civis de Campos Novos iniciaram diligências na tentativa de localizar os autores do crime. Jadson Gonçalves, 18 anos e Giovane Samuel Pereira de 19, foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia da cidade. A dupla teria colocado fogo no ônibus após receber ordens de detentos do Presídio de Campos Novos.
Investigações apontam que as ações criminosas contra ônibus ou bases de segurança, deveriam ter sido executadas anteriormente, em Campos Novos, o que não ocorreu em virtude da prisão, no início do mês, do responsável por organizar os ataques.
Airton Muniz é integrante de uma facção criminosa e estava em liberdade condicional quando foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele havia saído do presídio com a missão de coordenar os ataques na região. Na ausência dele, a ordem foi repassada para Jadson e Giovane.
O ônibus com placas de Itaporanga (SP) foi incendiado na madrugada do último sábado (16) por volta das 04h. O veículo estava estacionado na Rua João Gonçalves Araújo, em frente à antiga Ceval, bairro Jardim Bela Vista. O veículo transportava trabalhadores rurais para lavouras de feijão na região de Campos Novos. Às 11h30 de sexta-feira (15) um veículo foi incendiado no bairro Jardim Bela Vista, às margens da BR-470.
Na madrugada de terça-feira (19) cinco ocorrências de princípios de incêndio em automóveis particulares foram registradas em Santa Catarina, mesmo depois das prisões realizadas em todo o estado. Os casos aconteceram em São Francisco do Sul, Tubarão, Joinville, Chapecó e Canoinhas. Investigações vão dar conta se essas ocorrências estão ou não vinculadas às ordens de ataques que teriam sido dadas por facções criminosas. Desde 30 de janeiro, quando começou a nova onda de ataques no Estado até hoje, foram registrados 111 atentados em 36 municípios.
Somando todas as prisões efetuadas pelas polícias Civil e Militar desde o início dos atentados até o início desta semana, o número de presos ou apreendidos por envolvimento em facções criminosas ou em atentados chega a 146 pessoas.
O Ministério da Justiça disponibilizou 350 soldados da Força Nacional para ajudar no combate ao crime em SC. Eles atuam em conjunto com a Polícia Militar e podem agir nas ruas, nos presídios ou nas operações de transferência de presos que teriam ordenado os ataques no Estado. A suspeita é que os atentados sejam uma represália a maus-tratos dentro das prisões.
O governador Raimundo Colombo falou das ações do governo no combate aos ataques criminosos em Santa Catarina, destacando que desde o começo da onda de atentados o Estado trabalhou de forma intensa e em parceria com o governo federal para conter a violência e garantir a segurança da população. “É preciso entender que o sigilo não significa descaso com a situação. Desde o início unimos esforços e principalmente a inteligência dos órgãos especializados no sentido de realizar operações eficientes de combate ao crime”, afirmou o governador.
Raimundo Colombo sabia desde o dia 6 de fevereiro que a Força Nacional viria para
Santa Catarina. O governador já havia combinado com o ministro a estratégia. Desde essa data, a força estava em alerta para vir ao estado caso os atentados se intensificassem e a operação contra as facções tivesse que ser antecipada. "A gente dizer que não viria era parte da estratégia", confidenciou o governador. "Eles chegariam em no máximo duas horas e meia caso nós precisássemos".

OAB/Subseção de Campos Novos lança nota oficial sobre atentados

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Campos Novos (SC) vem a público manifestar-se sobre os ataques criminosos e atentados ocorridos nos últimos dias.
Diante de atos de extrema violência, que visam intimidar a sociedade, observa-se que é necessária a adoção de medidas imediatas para contenção destes atentados, buscando identificar os autores para por fim, restabelecer a ordem e o ambiente de legalidade, paz e harmonia na sociedade, para que volte a reinar em nosso estado a tranquilidade que é e sempre foi peculiar.
Ademais, a OAB confia na capacidade do Governo do Estado em enfrentar os atentados praticados por facções criminosas; e assim, apoia e se solidariza com as forças de segurança pública, compostas pelo Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, as quais vem combatendo com rigor o terror instalado.
Se solidariza também com a participação da Força Nacional de Segurança Pública que neste momento crítico vem ajudar a combater as ações criminosas.
Por outro lado, como já se pronunciou a OAB Seccional de Santa Catarina em nota Oficial, o Estado deve reconhecer suas falas e ao mesmo tempo investir no aumento do efetivo policial e de agentes penitenciários, na capacitação e boa remuneração desses profissionais, em tecnologia e equipamentos, na ampliação de vagas do sistema prisional e em políticas efetivas de inclusão social e educação para os detentos.
Assim os advogados que integram a OAB Subseção de Campos Novos se colocam ao lado das autoridades constituídas para auxiliar na construção de uma política de Segurança Pública eficaz.
A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Campos Novos espera que sejam respeitados os direitos humanos e as garantias individuais dos cidadãos e que nenhum abuso seja cometido.
Por fim, aguarda ansiosamente que a ordem pública seja plenamente restabelecida o mais breve possível.

Luciano Josué Corrêa
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Campos Novos

 



Notícia Visualizada 244 vezes
Últimas Notícias
10/06/2013  — Acidente com três mortes e cinco feridos na BR 470
06/06/2013  — Polícia de Campos Novos faz buscas por dupla ladrões
08/04/2013  — Motorista foge de acidente e atinge van escolar
08/04/2013  — Polícia Civil de Campos Novos cumpre quatro mandados de prisão
15/03/2013  — Ação da Polícia Civil resulta em apreensão de crack e cocaína
22/02/2013  — Esposa também luta para garantir que a justiça seja feita
15/02/2013  — Dia 12 está marcada Audiência de Instrução e Julgamento
06/12/2012  — Praticar relação sexual com menor de 14 anos, ainda que com o consentimento, é crime
23/08/2012  — Delegacia de Campos Novos conta com novo delegado
31/05/2012  — PM de Campos Novos recebe dois agentes temporários